Muitos Mini Violinistas
Notícias do workshop que estou a orientar na EMNSC!
Foi no sábado que aconteceu a primeira das quatro sessões deste trabalho: a mais pequenina das orquestras, tão pequena em tamanhos que tivemos que a chamar de Mini!
Apresento-vos a Mini Orquestra!! Estudos indicam que para se construir uma Orquestra Mini tem que se juntar violinistas Mini, Arcos Mini, Violinos Mini, 2 copos de água, uma pitada de sal e .... Criatividade Máxima.
Andei na EMNSC à procura dos mais Mini dos Minis e assim, conseguimos encontrar Minis do 2º ano, com duas doses de criatividade. Minis do 3º e do 4º ano com três e quatro doses, respetivamente.
Todas as boas receitas têm um ou dois ingredientes surpresa e assim, resolvemos adicionar duas Mini Minis! Cada uma com apenas uma mão de aniversários.
Mas, perguntam vocês, é uma orquestra a sério? Não! É uma orquestra a brincar... e fazemos muitos pizzicatos enquanto dizemos isto, porque adoramos fazer pizzicatos!
A brincar?! Sim, a brincar muito! Porque, dizem os entendidos em psico-pedagogias-musicais e outras ciências muitíssimo importantes e tais, que a brincar também se aprende!
E fazemos isto tudo a brincar, porque nos divertimos com as notas e as transformamos em histórias! E um dia ainda vamos fazer isto com "uma perna atrás das costas"!
Dizíamos nós que, a nossa orquestra tem a grande e importante função, como todas as grandes orquestras, de contar histórias!
E que história vai contar a Mini Orquestra? Não podemos dizer...é surpresa!
É uma Mini Surpresa!